terça-feira, setembro 12, 2006

Porquê os pequenos prazeres da vida?


Já há vários anos que me dei conta que existem um sem-número de pequenas coisas que pautam a nossa vida por ser "os pequenos prazeres". Coisas curriqueiras, do dia-a-dia, ou que acontecem com menos frequência e que por vezes damos conta que, à volta de uma mesa de café e cigarros, várias pessoas acabam por dizer "Gosto tanto quando isso acontece!".
E há muito que andava para fazer uma lista, uma ingênuo compêndio desses pequenos prazeres da vida, alguns que soarão ridículos ao preciosistas ou aos "enche-o-saco". Até porque muitos de nós insistem em pensar sempre nos grandes prazeres ou momentos da vida como comprar uma casa, casar, ter um filho, ganhar na lotaria, fazer a viagem de sonho. E recuso-me a aceitar que a vida seja só feita disso.
Assim, sem qualquer espécie de ordem ou prioridade, proponho-me ao desafio de fazer esta lista a que já há algum tempo designei como "lista dos pequenos prazeres da vida". Conto também com as sugestões do amigo, do anónimo, do desconhecido.
Quem sabe alguém se dará conta dos imensos pequenos prazeres que tem na vida e que insiste em esquecer ou tratá-lo como banal...

4 comentários:

Marta disse...

Dizes que:"Até porque muitos de nós insistem em pensar sempre nos grandes prazeres ou momentos da vida como comprar uma casa, casar, ter um filho, ganhar na lotaria, fazer a viagem de sonho."
Eu digo são muitos de nós a pensar isso ou são valores de uma sociedade que pesam em muitos de nós. Fazes muito bem em não te acomodares às pequenas grandes coisas dos outros, ao invés dás valores às tuas pequenas grandes coisas...são tuas. Que bom ver-te por aqui...

Anónimo disse...

yá. a vida é feita de pequenos prazeres. toda ela. aquele beijo, aquela musica...pequenas cenas que chamamos de prazeres que nos sacam aquele sorrisinho dos labios, ou uma certa nostalgia... aquela cena que um gajo sente... e que n consegue explicar, ms que akece o coer!
fi, adoro te gda maluco...beijinhos ao pedrinha.

isabel abreu disse...

olá

não nos conhecemos mas vou explicar porque escrevo aqui.

participo num programa de rádio onde falamos sobre vários temas, semanalmente.

chama -se tribo das cócegas e é na rádio brigantia, uma rádio regional. apenas se ouve pela net fora da região.

na semana passada surgiu me a ideia de um tema e adivinha qual é?

pequenos prazeres da vida!!! exactamente como tu.

no seguimento fiz uma pesquisa na net e apareceu este blog. li a lista que colocaste lá. alguns são sem dúvida muito do meu agrado também.

sabes o que penso,que muito do segredo para sentirmos e felicidade interior é isto mesmo. apreciar, vivenciar e agradecer os pequenos momentos de prazer que nos vão acontecendo ou que nós vamos inconscientemente procurando.

estes pequenos mas tão grandes prazeres vão alimentando a nossa caminhada diária, não sabemos bem para onde, mas sem dúvida esta vida é uma passagem fugaz para outra "margem".

chamo-me Isabel, sou de Bragança e desejo-te o melhor

Senhor Calcâneo 🦶 disse...

Olá eu estava "viajando" na internet e encontrei o seu blog. Moro na cidade de São Paulo/Brasil.

Ultimamente tenho pensado muito nos valores das pessoas, naquilo que realmente interessa, o que nos faz de fato feliz.

E de fato perceber os pequenos prazeres nos traz felicidade. Mas tem que se entregar para eles. Nã adianta estar comendo uma comida maravilhosa e o pensamento estar longe.

Tem que sentir, perceber, desfrutar, registrar na mente e no coração.

Então vai ai alguns outros pequenos prazeres:

- achar dinheiro no bolso que não lembrava mais.
- comer pipoca assistindo um filmaço
- brincar com os filhos, e se permitir ser criança de novo
- chorar de felicidade
- receber qualquer elogio sincero
- se perceber vivo(a), e saudável

tem muitos outros, mas agora vou desfrutar de um, minha filha me pede nesse momento um monte de beijinhos...